Emprego? Só depois do carnaval!

As oportunidades de emprego começam a surgir somente após o carnaval? No artigo de hoje, parte do Especial “O ano só começa depois do carnaval?” você poderá conferir algumas dicas sore o tema.

Confira todas as dicas e sinalizações para deslanchar após o período de descanso.

emprego

Não deixe o emprego para depois do Carnaval.

Se você começou o ano fora do mercado de trabalho ou deseja mudar de empresa, com certeza conquistar um novo emprego é uma das metas primordiais para os próximos meses. No entanto, quem pretende deixar a busca para depois do Carnaval pode perder um tempo precioso. É necessário correr atrás imediatamente, sobretudo porque algumas empresas focam suas contratações no primeiro bimestre.

 Segundo Matilde Berna, diretora da área de gerenciamento de carreira da Right Management, empresa de consultoria presente em mais de 50 países, muitos aproveitam o início do ano para viajar e relaxar, pois acreditam que nada vai acontecer no período.  “O mercado não para. Logo, aqueles que começam a procurar desde já têm uma vantagem competitiva”, alerta. “O mercado está bastante aquecido e que vivemos um bom momento para se recolocar”, complementa Daniella Correa, consultora de Recursos Humanos da Catho Online.

Áreas promissoras

 De acordo com o Ministério do Trabalho, o setor de serviços foi o grande impulsionador da geração de empregos no país, criando mais de 1 milhão de vagas. Na sequência, vem o comércio, com cerca de 600 mil postos. “Recursos humanos é uma área que está recrutando muito, assim como vendas e marketing. Destaca-se também o segmento de consultoria, principalmente a relacionada a atendimento ao cliente”, aponta Matilde.

 Para Márcio de Jesus Moreira, gerente de atendimento de empresas do site “empregos.com.br”, a expansão em telemarketing e vendas de cosméticos merece atenção. “São setores em que as mulheres têm uma participação muito alta e que sempre trazem boas oportunidades.”

 Na Catho Online, as ofertas de vagas em atendimento, manutenção, limpeza e transportes cresceram mais de 70% entre 2009 e 2010. “O setor de tecnologia de informação também teve alta acima dos 50%, e o comercial, mais de 60%”, afirma Daniella.

Aumente suas chances

O fato de o país viver um bom momento na geração de empregos não basta para garantir retornos ao mercado de trabalho. Para aumentar as chances, é importante saber os lugares certos para buscar vagas e como mostrar às empresas que você está apto para integrar seu quadro profissional. “As redes sociais hoje são um instrumento muito poderoso. Manter ativa sua agenda de contatos profissionais e fiscalizar sites das organizações nas quais tem interesse são ações muito saudáveis”, explica Matilde. Daniella, da Catho, ressalta a importância de acompanhar as novidades. “Se você enviar seu histórico no mesmo dia em que a vaga foi anunciada, ele estará entre os primeiros da lista do recrutador, aumentando as chances de ser lido.”

 É importante ainda que o profissional invista na elaboração do currículo, que deve ser breve, direto e destacar o tipo de informação que vai chamar atenção do selecionador. Se tiver experiência prévia na área relacionada à vaga, por exemplo, coloque isso logo no início. Se está pleiteando um cargo em uma empresa com forte atuação social, enfatize trabalhos voluntários que você tenha feito.

Antes da entrevista, o candidato deve tentar prever as perguntas que serão feitas sobre o conteúdo que está no currículo e avaliar se está preparado para respondê-las. Vale a pena, inclusive, colher informações com a empresa sobre o tipo de roupa mais usada pelos funcionários, para saber a forma mais adequada de se vestir para a seleção.

E, na entrevista, não se esqueça: evite interromper o entrevistador, falar mal de seu antigo chefe ou deixar o celular ligado, pois isso pode gerar uma má impressão. “Se você se sente preparado, o restante é ter dormido uma boa noite de sono, não chegar atrasado e ter tranquilidade”, resume Matilde.

Fonte: ww.portalvital.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>